Ankündigung

Einklappen
Keine Ankündigung bisher.

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Einklappen
X
  • Filter
  • Zeit
  • Anzeigen
Alles löschen
neue Beiträge

  • NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA


    [b]
    PORTUGÊS, REDAÇÃO E LITERATURA
    Link's: http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_licao/port/index.htm

  • #2
    aluno!!
    Valeu...
    Também tenho uma dica interessante:www.portugues.com.br

    Kommentar


    • #3
      muito boa sua dica aluninha!!!

      ... um pouco de gramática prática
      http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/perguntas.htm


      e o artigo sobre o trabalho da UNESCO
      ..................................................
      Unesco reúne grupo para salvar línguas (16/02/2004)

      O mundo está testemunhando a extinção não só de espécies animais: especialistas estimam que, até o final do século 21, cerca de 90% das línguas desaparecerão. Para que, no futuro, a lingüística não se resuma ao estudo de línguas mortas, a Unesco reuniu um grupo de experts para elaborar um plano de salvamento.

      “A situação é alarmante e muito mais grave que o caso dos animais. Mas os biólogos sabem ser muito mais eficazes. Não conseguimos fazer as pessoas chorarem pela morte das línguas indígenas, por exemplo”, desabafa à FOLHA a francesa Colete Grinevald, pesquisadora do Laboratório Dinâmica da Linguagem, da Universidade de Lyon 2 e integrante do grupo formado pela Unesco.

      Entre 20 e 30 línguas estariam desaparecendo anualmente, calculam os especialistas, inquietos com o empobrecimento do patrimônio lingüístico mundial, conseqüência da exploração de povos e culturas e da globalização da comunicação e das tendências à utilização de uma língua única. “A diversidade cultural e lingüística contribui para a qualidade e a riqueza da vida”, defende a Unesco.

      Entre as 5.000 e 7.000 línguas faladas hoje, aquelas em situação de maior perigo de extinção, segundo a pesquisadora, estão nas Américas e na Austrália. Há maior diversidade de línguas no continente africano, mas elas pertencem, em grande parte, à mesma família, o que torna menos grave o problema: “Do ponto de vista científico, a perda de línguas amazônicas é muito mais importante, pois muitas são únicas, isoladas”, explica.

      Grinevald é categórica em ralação às medidas a serem tomadas para salvar línguas ameaçadas de extinção: “É preciso preservar o território das comunidades e proteger suas terras, para que elas possam continuar a viver no seu ambiente. Criar escolas e implantar cursos bilíngües é folclore da Walt Disney”. Para a pesquisadora, deve-se lutar contra a aculturação e evitar que as comunidades indígenas se tornem monolíngües, abandonando sua cultura em prol da colonial.

      Para Kleber Gesteira Matos, coordenador-geral de apoio à escola indígena do Ministério da Educação, essa é uma visão extremista. “O fato de uma população indígena deixar de falar a sua língua nativa tem muitas causas. Mas, para mantê-la, é preciso uma decisão do grupo”, afirma. No Brasil, ele cita exemplos de comunidades que têm conseguido preservar e até mesmo recuperar línguas por meio de pesquisa com antigos falantes e educação, como os ''caingangues'' e os ''tuiúcas''.

      “Onde as escolas encontram um ambiente favorável, elas são, sim, eficientes no revigoramento lingüístico”, diz Matos. “Mas quem poderá dizer sobre o futuro são os próprios índios.”
      O grupo de trabalho da Unesco, que entregou suas conclusões e recomendações em março, contou também com a participação de ONGs e teve como representante brasileira a professora Bruna Franchetto, do setor de lingüística do Departamento de Antropologia Social do Museu Nacional, da UFRJ.

      Segundo Franchetto, o Brasil é o país sul-americano com maior densidade lingüística e com uma das mais baixas concentrações de população por idioma; cerca de 180 línguas, das quais a grande maioria se concentra na região amazônica, para uma população estimada em 350 mil pessoas de 206 etnias. “No que diz respeito às línguas indígenas no Brasil, houve, em 500 anos, uma perda de cerca de 85% delas”, explica a professora.

      Para ela, as perdas mais graves e mais complexas seriam as conseqüências para as próprias populações: “Não há dúvida quanto às conseqüências da agonia e do desaparecimento de uma língua com relação à perda da saúde intelectual do seu povo, das tradições orais, de formas artísticas, de conhecimentos e de perspectivas ontológicas e cosmológicas. Diversidades lingüísticas e cultural podem ser equacionadas e, nesse sentido, a perda lingüística é uma catástrofe para a humanidade”.

      Para os próximos dois anos, a Unesco reservou US$ 400 mil para organizar encontros entre especialistas e representantes dos ministérios da Cultura de países das regiões mais ameaçadas. A idéia é criar projetos para a preservação dos idiomas, a partir desse semestre – primeiramente em países da África subsaariana, da América Latina e do Pacífico -, e elaborar um atlas das línguas em perigo no mundo.



      EICHENBERG, Fernando.Unesco reúne grupo para salvar línguas. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 ago. 2003. Folha [Sinapse], p. 16

      Kommentar


      • #4
        pra tirar dúvidas, pesquise aqui tambem

        www.linguabrasil.com.br

        ou no

        www.ciberduvidas.com

        Kommentar


        • #5
          pra tirar dúvidas, pesquise aqui tambem

          www.linguabrasil.com.br

          ou no

          www.ciberduvidas.com

          Kommentar


          • #6
            CARLOS DRUMONND DE ANDRADE

            CARLOS DRUMONND DE ANDRADE
            Drummond para ler e ouvir.
            http://www.memoriaviva.digi.com.br/drummond/index2.htm

            Kommentar


            • #7
              voce já ouviu falar em "experiências numinosas" :wink: de início também achei que deveria ser "luminosas", mas fui pesquisar e, pois então, APRENDI UMA PALAVRA NOVA: - NUMINOSO!

              "Segundo Rudolf Otto (1869-1927), teólogo e filósofo alemão, o sentimento único vivido na experiência religiosa, a experiência do sagrado, em que se confundem a fascinação, o terror e o aniquilamento." (Dicionário Aurélio)

              Kommentar


              • #8

                link=http://educaterra.terra.com.br/sualingua/

                ps. tem bastante assunto pra explorar. muito bacana!

                Kommentar


                • #9
                  antes de mais nada, ninguem aqui esta pedindo pra postar resultados.
                  afinal todos falamos o Português... e é sempre bom procurarmos desenvolver os nossos conhecimentos a respeito da nossa linguagem pessoal... o teste é interessante e prático...


                  Como é seu vocabulário?

                  Teste Seu Vocabulário = http://www.interney.net/testes/teste001.php

                  Kommentar

                  Online-Benutzer

                  Einklappen

                  296 Benutzer sind jetzt online. Registrierte Benutzer: 2, Gäste: 294.

                  Mit 2.135 Benutzern waren am 16.01.2016 um 01:30 die meisten Benutzer gleichzeitig online.

                  Brasilien Forum Statistiken

                  Einklappen


                  Hallo Gast,
                  Du hast Fragen?
                  Wir haben die Antworten!
                  Anmelden und mitmachen.
                  P.S.: Für angemeldete Mitglieder ist das Forum Werbefrei!

                  Themen: 23.936  
                  Beiträge: 175.368  
                  Mitglieder: 11.804  
                  Aktive Mitglieder: 74
                  Willkommen an unser neuestes Mitglied, Antisa.

                  Unconfigured Ad Widget

                  Einklappen
                  Lädt...
                  X