Ankündigung

Einklappen
Keine Ankündigung bisher.

Quem ganhou uma árvore?

Einklappen
X
  • Filter
  • Zeit
  • Anzeigen
Alles löschen
neue Beiträge

• Quem ganhou uma árvore?

Sei que existem diferenças regionais da tradição da "Maibaum", a árvore de maio. Alguém ganhou uma?

que tradicao e essa? nao conheco :oops:

Kommentar

Ganhar Maibaum? Como é isso?
      Eu só conheco Maibaum ser colocada de pé na praca da Dorf, com muita cerveja e Weisswurst. Esse ano cheguei atrasada e fiquei só nos comes e bebes.

Adriana.

Kommentar

Derivado da Festa das Noivas de Maio, na Idade Média, persiste ainda o costume de depositar um galho decorado, tradicionalmente de bétula, diante da janela da amada: se ele florescer, este amor tem chances, se não... Bem, no próximo ano, maio estará seguramente de volta.

(texto de Augusto Valente)

Kommentar

aqui na regiao é assim:

o moços de qualquer idade vão na floresta cortar uma árvore (em alemão é Birke) mas tem que ser uam que o guarda floresta liberou, você paga pela árvore e leva pra casa e decora. Se roubar a árvore da floresta for pego e não tiver o recibo, leva multa altíssima!
          De noite você coloca esta árvore na frente da janela da moça que você gosta (pode ser paquera, amor secreto, mulher, namorada, etc) e toma cuidado para não roubarem a árvore (para colocar em outro lugar ou para colocarem a deles no lugar da sua). A árvore deve ser mais reta possível, enteitada e com uma bela copa.
          Na noite pro dia 1. de maio é comum os pais da moças darem cerveja pro moços e se o cara for tirar a árvore no fim de maio (a árvore fica o mês inteiro na janela) a recompensa é uma caixa de cerveja.

Em ano bisexto as mulheres também podem colocar árvores para o homens, mas só em ano bisexto!

A árvore tem que ser uma Birke (como se chama em português? Sou um yero em plantas...) se for Tanne o significado é exatamente o contrário.

Além destas árvores ainda tem a árvore da aldeia que é colocada na praça e vigiada pelo ¨Junggesellenverein¨ (grupo de jovens solteiros, todos homens) nos finais de semana e feriados para não ser roubada por uma outra aldeia (é a maior competição pra ver qual aldeia protege a sua mas rouba a dos outros). Nem preciso dizer que toda aldeia faz a maior festa nesta noite.
          Estes jovens também leiloam a Maikönigin (rainha de maio) entre as mulheres da turma. O Maimark é um valor estipulado e os jovens ¨leiloam¨ as moças, o dinheiro cobre as despesas das festas e as mulheres devem acompanhar o homens nas festas de maio. Antes só eram ¨leiloadas¨ as mulheres jovens e solteiras, hoje as comprometidas também fazem parte, na maioria das vezes é o namorado que ganha o leilão, formando juntos o rei e a rainha de maio. Antigamente só a árvore da rainha podia ser enfeitada, hoje todas são.

É uma tradição muito bonita e antiga, pena que muita gente não a pratica mais.

Kommentar

Paula,

Muito legal voce ter explicado bem direitinho a tradicao, e que tradicao bonita!

beijo,

Adriana.

Kommentar

Que tradicao bonita... tao romântica...
              Ai, eu quero! Vou conversar com maridinho!

Lia.

Kommentar

É legal essa tradicao, mas nos tempos de hoje, nao seria melhor mandar um e-mail para a garota, convidando-a para sair nao?

Kommentar

dá pra mandar email mas aonde fica o romantismo e a farra na noite?
                  Além disso se você tem algum admirador secreto você vai ficar matutando de quem é a árvore, via email fica mais sem graça...
                  Se achar umas fotos eu coloco aqui pra vocês.

Kommentar

nao ganhei nada...

... Oi People...

Eu nao ganhei nada, pelo contrário, me roubaram o meu Mülltone e a minha placa de Willkommen da frente de casa, soltei fumaça na hora, procurei na vizinhança toda e nada.. vou ter que comprar tudo de novo...Meu marido deu uma ligada pra polícia pra perguntar se valeria a pena denunciar e eles disseram que tem coisa mais importante pra fazer do que procurar Mülltone por aí.. achei até engraçado ..)

Ano passado nao aconteceu nada, nunca pensei nisso.. tomara que ano que vem eles me deixem uma árvora na porta.. :lol:

Beijos,

Teca
                    "No fim tudo dá certo, se nao deu certo é porque ainda nao é o fim"...

Kommentar

Poxa, Teca, sacanagem! Os ladroes de Mülltonne e plaquinhas de Willkommen se aproveitaram da tradicao no maior estilo malandragem, que coisa feia!
                      O meu Schatz me contou que eles uma vez levaram toda a madeira de uma casa para uma outra, do outro lado da Dorf, só depois de 15 dias que foram achar..hehehe... agora roubar é sacanagem! Quem sabe voce ainda acha.

beijos,

Adriana.

Kommentar

pra quem não ganhou arvore,
                        no dia dos namorados ...

dia 13 de junho ta chegando
                        a novena começa hoje dia 01/jun :wink:

pagina virtual:
                        Sto. Antonio

Kommentar

@devotos: acho que você errou na data, pelo que eu me lembre dia dos namorados é dia 12 e não 13.

Kommentar

Zitat von Paula
                            @devotos: acho que você errou na data, pelo que eu me lembre dia dos namorados é dia 12 e não 13.
                            putz!!! me desculpem :shock:
                            obrigado Paula

dia 12 dia dos namorados
                            dia 13 dia de Sto. Antonio (protetor dos namorados, Sto. Casamenteiro e
                            intercessor para outras tantas causas).
                            :wink:

Kommentar

Online-Benutzer

Einklappen

224 Benutzer sind jetzt online. Registrierte Benutzer: 2, Gäste: 222.

Mit 2.135 Benutzern waren am 16.01.2016 um 00:30 die meisten Benutzer gleichzeitig online.

Brasilien Forum Statistiken

Einklappen

Hallo Gast,
                            Du hast Fragen?
                            Wir haben die Antworten!
                            Anmelden und mitmachen.
                            P.S.: Für angemeldete Mitglieder ist das Forum Werbefrei!

Mitglieder: 11.847  
                            Aktive Mitglieder: 58
                            Willkommen an unser neuestes Mitglied, unpoo.

Unconfigured Ad Widget

Einklappen
                            Lädt...
                            X