As pessoas perceberam que eu não estava bem e ofereceram-me um cantinho num banco. O metrô parou e eu, ainda tonto, saí de lá quase correndo. O mal estar durou uns dez minutos, mas parecia uma eternidade. Achei que desta vez não escaparia. Estava muito cansado, parecia ter saído de um campeonato perdido.
O QUE É ?
O Ataque de Pânico é uma crise de ansiedade aguda e intensa, de pouca duração e com manifestações físicas. A pessoa está sentindo-se bem e sem maiores preocupações, quando percebe algo indefinido, mas claramente ameaçador. Tudo ocorre em minutos, procuramos ajuda e podemos nos desesperar. A crise geralmente passa após 20 ou 40 minutos, ou às vezes mais, em seguida ocorre a sensação de cansaço, fraqueza, pernas bambas, como após um esforço intenso ou um grande susto, e tudo pode voltar ao normal. Os ataques de pânico podem ocorrer em qualquer local, contexto ou hora, também durante o sono; neste caso, acordamos em crise. Em algumas pessoas eles ocorrem inesperadamente e sem razão, em outras, quando são expostas a situações que provocam ansiedade. Multidões, espaços fechados, túneis, pontes, ou até diante de animais ou insetos.
ATENÇÃO - Um ataque de pânico pode ocorrer em várias situações e não significa o mesmo que Transtorno de Pânico.
Para não confundir os ataques de pânico com outros problemas médicos, deve-se fazer uma avaliação médica física cuidadosa. Os sintomas podem simular ou sobrepor-se a outras patologias.
Kommentar