Ankündigung

Einklappen
Keine Ankündigung bisher.

Estética no Brasil, hehehe

Einklappen
X
  • Filter
  • Zeit
  • Anzeigen
Alles löschen
neue Beiträge

• Estética no Brasil, hehehe

Xixi na rua

Fantástico 25/07/2004

Agora vamos mostrar uma coisa que ninguém deveria fazer! Sabe o que é? Xixi na rua! E tem muito marmanjo que faz, sem a menor cerimônia. Quer ver como essa mania se espalhou pelo Brasil?

Este é o campeonato nacional da falta de educação. Os participantes competem para ver quem deixa a cidade mais emporcalhada.

Nem mesmo os pontos históricos e turísticos são poupados. Um túnel fica em um dos bairros mais famosos do Brasil: Copacabana.

Há pouco mais de um ano e meio, Regina Casé esteve no mesmo lugar, reclamando da turma que fazia xixi na rua.

Parece que não adiantou nada. Às 15h, os motoristas param, urinam e vão embora. Alguns chegam a assumir, rindo, o desprezo pelo asseio. A equipe do Fantástico pergunta a um motorista: "Não dá vergonha de fazer xixi na rua?". Ele responde: "Não. Sempre quando dá, umas duas vezes ou três vezes. Às vezes, até mais". Em seguida, um motorista urinou, acenando para a equipe de reportagem.

Um outro fazia xixi quando o gari que limpa o túnel passou... e deu bronca: "Acho uma falta de respeito com o meu trabalho. Às vezes, estou na kombi lavando, e eles chegam logo assim que a gente sai, param e urinam", lamenta.

Na Avenida Chile, Centro do Rio de Janeiro, onde ficam o prédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o prédio da Petrobras e um mau cheiro insuportável. Passar por lá é um teste de resistência de nariz e de estômago. As marcas nas paredes falam por si: tem que passar muito rápido.

Só no Centro do Rio, há 80 lugares iguais à Avenida Chile, segundo a empresa de limpeza urbana. Muitos deles são lavados três vezes ao dia. Um dos pontos acabou de ser lavado e vai durar cerca de duas horas, até todo mundo vir de novo e o cheiro voltar.

Em outras capitais, como Salvador e Belo Horizonte, o vexame também acontece. No Viaduto do Chá, Centro de São Paulo, os garis também precisam caprichar na lavagem.

"Eu mesmo fiz xixi lá embaixo porque não dava pra ir ao banheiro. Estava superapertado, fui e fiz. Isso é normal, é natural", garante o estudante Rafael Oliveira.

Realmente, faltam banheiros públicos em quase todas as cidades brasileiras. Mas, mesmo quando eles existem, predomina a lei do menor esforço: a apenas três minutos da escadaria, existe um banheiro público, limpo e de graça. Até tem gente que usa o banheiro público, mas do lado de fora... tudo sujo!

Nas grandes cidades brasileiras, não existem leis para punir quem faz xixi na rua, nem mesmo com multa. A única possibilidade - muito remota - seria um processo por atentado ao pudor, que pode dar até um ano de detenção.

Segundo o historiador Milton Teixeira, esse problema, no Brasil, vem de longe, dos tempos do Império. "Quando Dom João saía em suas carruagens, o criado Lobato levava um urinol, do qual ele fazia uso em plena rua. A carruagem parava, a guarda a cercava para evitar a aproximação dos curiosos e ele, então, usava o urinol que, depois, era descarregado ali, em qualquer lugar mesmo onde ele estivesse", lembra.

Os tempos mudaram, mas os hábitos não - pelo menos para muita gente. E esse papelão, geralmente, é coisa dos homens. "Na minha terra, se o cara pegar o outro fazendo xixi, leva uma surra. Ele tem que fazer no mato, e não na beira da estrada", diz um homem. "Para mim, eles teriam que procurar um banheiro, ou algum outro lugar", acrescenta a auxiliar de serviços gerais Cláudia Cristina. "Tento procurar um estabelecimento, como padaria ou restaurante, e peço", completa outro homem.

E se não tiver banheiro por perto? "Segura. A gente pode segurar, por que eles não podem?", indaga Cláudia.

Online-Benutzer

Einklappen

283 Benutzer sind jetzt online. Registrierte Benutzer: 4, Gäste: 279.

Mit 2.135 Benutzern waren am 16.01.2016 um 01:30 die meisten Benutzer gleichzeitig online.

Brasilien Forum Statistiken

Einklappen

Hallo Gast,
Du hast Fragen?
Wir haben die Antworten!
Anmelden und mitmachen.
P.S.: Für angemeldete Mitglieder ist das Forum Werbefrei!

Mitglieder: 11.803  
Aktive Mitglieder: 71
Willkommen an unser neuestes Mitglied, fifa17sara.

Unconfigured Ad Widget

Einklappen
Lädt...
X