Ankündigung

Einklappen
Keine Ankündigung bisher.

Ai que Saudade ...

Einklappen
X
  • Filter
  • Zeit
  • Anzeigen
Alles löschen
neue Beiträge

• Ai que Saudade ...

Às vezes, basta um cheiro, uma música ou uma palavra...

E pronto!

Lá vem a Saudade entrar em ação, trazendo sempre muitos sentimentos com ela: alegria, esperança, sonhos, tristeza, ressentimento, amargura, desilusão – além de um forte desejo de querer voltar no tempo... É quando dizemos que a Saudade dói no coração, na alma. Podemos dizer que nem tudo é melancolia, quando o coração aperta e vem aquele “nó” na garganta, recordando um amor, uma fase da vida, ou um lugar. A Saudade pode ser transformada num sentimento confortante, livrando-se do lado sombrio da melancolia e ficando apenas com o lado bom e gostoso do que está longe, de quem não está mais aqui... Do que não volta mais.

Existem Saudades que nos levam a uma reavaliação de como estamos conduzindo a nossa vida, que pode estar muito acelerada ou desconectada de nossas realidade e necessidades. É o caso daquele amigo que você morre de Saudades e que mora na mesma cidade. Neste caso, não é difícil resolver o problema; basta reorganizar a rotina para ter um tempo de ligar ou mesmo encontrá-lo. Isso vale para muitas outras Saudades. Sentir Saudades é bom, mas precisamos aprender a abrir espaços para novas experiências, vivências e pessoas.

Quando se sente Saudade de um amor do passado com muita freqüência, a ponto de se tornar uma obsessão, é momento de reavaliar a situação do atual relacionamento afetivo. Essa pessoa amada do passado pode estar sinalizando que alguma coisa está faltando hoje. Podemos avaliar se os relacionamentos afetivos atuais possuem carinho, afeto, romantismo e até mesmo a paixão que havia no antigo amor. Porém, se a Saudade é de um ente querido que faleceu, recomendo que se avalie o que essa pessoa representou e representa na sua vida, para que possamos lembrar dela sem ressentimentos ou idealizações excessivas. O ente querido pode continuar a viver dentro de você com as coisas boas que ele deixou. Observe que é possível preencher esse espaço vazio, de certa forma, com as relações atuais, principalmente com pessoas mais velhas, por exemplo, que possam nos dar o apoio, o incentivo e até mesmo o “colo” que tínhamos dos nossos pais. Não é esquecer ou substituir o ente querido por outro; é amenizar a dor da falta, da perda, da solidão... A dificuldade excessiva em superar a falta, a perda e a tristeza podem provocar doenças de fundo psicossomático e até mesmo a depressão, uma vez que as emoções influenciam diretamente o nosso organismo. Neste caso, é importante evitar os pensamentos depressivos e procurar vivenciar a saudade de forma positiva, deixando de fora a dor e a amargura, estimulando as recordações dos momentos alegres. Não existe nenhuma química que acabe com a saudade, mas você pode recorrer ao auxílio de um psicólogo para, através de um processo de psicoterapia, reavaliar a sua vida e livrar-se da tristeza e da dor.

CURIOSIDADE “Saudade”, segundo o dicionário, é “uma recordação suave e melancólica de pessoa ausente ou coisa distante, que se deseja tornar a ver ou possuir”. Curiosamente, a palavra não existe em nenhum outro idioma além do Português. Todos os idiomas têm várias palavras que expressam sentimentos por alguém que está longe ou faz parte do passado, mas nenhuma é tão completa, precisa e abrangente como no português.

falando em cheiros ...
    Isto poderá ser exagerado dizer, mas não será que o cheiro, o olfacto, não comanda as nossas vidas? Quem não gosta do cheiro a terra depois de uma chuvada? Ou do cheiro de uma planicíe alentejana no início da Primavera? do cheiro da maresia? Do cheiro dos bebes?

Quais os "cheiros" da sua vida, os cheiros que o rodeiam, os "cheios" que nunca teve, que gostava de ter ou que já teve, dos cheiros passados, dos cheiros presentes, dos bons cheiros, dos que te fazem feliz!!!

Kommentar

Os "cheiros" que marcaram minha vida?

O cheiro do pao quentinho da padaria. Quando lá mesmo o balconista passava manteiga e eu ia correndo pra casa, pra nao esfriar...

O cheiro do mar...
      O cheiro da chuva na praia é especial...
      O cheiro do bolo de laranja que mamae faz e que eu nao consigo imitar...
      Do bolo de chocolate Nega Maluca que ela faz...
      O cheiro da pipoca de microondas na faculdade, os sandubas, minha fome monstruosa no intervalo...
      O cheiro da minha mae...

Tem tantos... Mas esses, quando eu me lembro, consigo até sentir, mesmo de longe...

Kommentar

o cheiro de leite de rosas do meu avô
        o cheiro do leite fresquinho que ia buscar na casa do meu tio
        o cheiro de manga na geladeira da minha avó
        o cheiro do doce de leite que ela fazia toda vez que ia lá
        p cheiro das plantações de cana que ficavam ao caminho (entre São Paulo e Santo Anastácio)
        o cheiro de terra molhada no verão
        o cheiro do churrasco do meu tio
        o cheiro do cachimbo do meu avô
        o cheiro do quartinho de costura da minha avó
        o cheiro de livros novos emcapados no começo do ano
        o cheiro de festa junina
        o cheiro da maresia logo de manhã
        o cheiro bife acebolado e feijão que vinha da cozinha

são tantas lembranças.... acho que são os cheiros do passado que nos marcam mais.... melhor parar antes de começar a chorar de saudade na frente do computador e dentro do escritório :cry:

Kommentar

meu site particular se chama justamente www.saudade-br.de , lá também tenho um texto que tenta explicar oque significa a saudade, mas exoplicar é difícil, só se sabe oque ela realmente é, quando sentimos-a.

Kommentar

O cheiro de chule
            O cheiro de mofo
            O cheiro de suor
            O cheiro de koko
            O cheiro de xixi
            O cheiro de pum baíxinho
            O cheiro de flato alto(peido)
            O cheiro de sujo

Enfim esses cheiros tambem fazem parte das lembrancas ou vcs sao anormais? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
            FEDOR

Kommentar

!

Vixe Fedor!.
              :shock:
              Ich bin glucklich!

Kommentar

Oi fedor.
                Esses cheiros sao fedorentos e as pessoas preferem esquecer.Cheiro de pumm, ate me lembro .O meu namorado de quando era adolecente fazia cada um,de matar terrorista e ainda cobria a mim´nha cabeca com o lencol.Eu queria morrer que sofrer aquela agonia nasal.Koko ,eu me lembro do bigodudo da rua,bebeu pra caramba e dormiu na rua ,neguinho passou merda de gato no bigode dele .Quando acordou ,vomitou os bofes. E o cheiro de B...u..n...d..a mal lavada nos onibus lotados para ir trabalhar.Os urubus agradeciam.
                E gente descupa a baixaria mas quem bufar sobre o meu comentario.
                EU BUFO PRA VOCES TAMBEM

Kommentar

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
                  :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

:roll: :cry:

Kommentar

!!

:shock: :shock: shock: :shock: :shock: :shock:
                    Ich bin glucklich!

Kommentar

retomando!!!!

vamos perfumar ambiente :lol: :o e retomar a intenção de recordar

SAUDADE!
                      Às vezes, basta um cheiro, uma música ou uma palavra...

Quais os "cheiros" da sua vida, os cheiros que o rodeiam, os "cheiros" que nunca teve, que gostava de ter ou que já teve, dos cheiros passados, dos cheiros presentes, dos bons cheiros, dos que te fazem feliz!!!

Kommentar

Kommentar

23/06/2004 - 08h31
                          da BBC, em Londres fonte

Saudade... "é a 7ª palavra mais difícil de traduzir"

Uma lista compilada por uma empresa britânica com as opiniões de mil tradutores profissionais coloca a palavra "saudade", em português, como a sétima mais difícil do mundo para se traduzir.

A relação da empresa Today Translations é encabeçada por uma palavra do idioma africano Tshiluba, falando no sudoeste da República Democrática do Congo: "ilunga".

"Ilunga" significa "uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez".

Em segundo lugar ficou a palavra "shlimazi", em ídiche (língua germânica falada por judeus, especialmente na Europa central e oriental), que significa "uma pessoa cronicamente azarada"; e em terceiro, "radioukacz", em polonês, que significa "uma pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência ao domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro".

Contexto cultural

Segundo a diretora da Today Translations, Jurga Ziliskiene, embora as definições acima sejam aparentemente precisas, o problema para o tradutor é refletir, com outras palavras, as referências à cultura local que os vocábulos originais carregam.

"Provavelmente você pode olhar no dicionário e [...] encontrar o significado", disse. "Mas, mais importante que isso, são as experiências culturais [...] e a ênfase cultural das palavras."

Veja a lista completa das dez palavras consideradas de mais difícil tradução:

1. "Ilunga" (tshiluba) - uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.

2. "Shlimazl" (ídiche) - uma pessoa cronicamente azarada.

3. "Radioukacz" (polonês) - pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.

4. "Naa" (japonês) - palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.

5. "Altahmam" (árabe) - um tipo de tristeza profunda.

6. "Gezellig" (holandês) - aconchegante.

7. Saudade (português)

8. "Selathirupavar" (tâmil, língua falada no sul da Índia) - palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.

9. "Pochemuchka" (russo) - uma pessoa que faz perguntas demais.

10. "Klloshar" (albanês) - perdedor.

Kommentar

Oi gente,
                            realmente um cheiro trazen muitas saudades boas e ruins.

As vezes eu tambem tenho saudades de uma brisa do mar.
                            Saudade de um final de semana ser quente para eu pode ir para praia e andar ate nao quiser mais.

As vezes bate aquela saudade daquele sol quente, esquentando o meu corpo, o meu rosto, o meu labios ate mesmo esquentando os meus pes.
                            Que saudade do calor do meu povo brasileiro, dos meu amigos e parentes, dos quais eu tinha um otimo contato, e claro, daqueles eu nao tinha muito contato tambem.
                            Essa palavra podemos definir de varias formas. Eu defino como um previlegio que cada um de nos temos de sentir saudade, pois tem pessoas que saio tao egoistas com sir propria que se esquecen como esta palavra se escreve.

Beijos sonne

Kommentar

Brasilien Forum Statistiken

Einklappen

Hallo Gast,
                            Du hast Fragen?
                            Wir haben die Antworten!
                            Anmelden und mitmachen.
                            P.S.: Für angemeldete Mitglieder ist das Forum Werbefrei!

Mitglieder: 11.923  
                            Aktive Mitglieder: 80
                            Willkommen an unser neuestes Mitglied, Letitia95.

Online-Benutzer

Einklappen

272 Benutzer sind jetzt online. Registrierte Benutzer: 2, Gäste: 270.

Mit 2.135 Benutzern waren am 16.01.2016 um 01:30 die meisten Benutzer gleichzeitig online.

Lädt...
                            X