Ankndigung

Einklappen
Keine Ankndigung bisher.

verzweifelte Suche nach brasilianischen Wiege-/ Schlaflieder

Einklappen
X
  • Filter
  • Zeit
  • Anzeigen
Alles lschen
neue Beitrge

• verzweifelte Suche nach brasilianischen Wiege-/ Schlaflieder

Ola,
    ich suche verzweifelt nach (am liebsten traditionelle) brasilianische Wiege- bzw. Schlaflieder fr ein Geschenk. Jede Suche in Literatur, Internet und Musikgeschften blieb erfolglos. Vielleicht kennt jemand ein bekanntes- ich wre sehr dankbar.
    Danke
    Lola

Hallo Lola!
    Habe gerade meinen Freund gefragt und jetzt singt er folgendes:

Boi boi boi da cara preta,
    vem pegar este menino que tem medo de careta.

Weiter wei er nicht, aber ich finde das auch nicht gerade ein schnes Einschlaflied :? .
    Aber noch viel Glck bei der Suche...
    Marcia

Kommentar

Ol Lola,

Es gibt eine CD von "ellipsis arts" mit dem Titel: Brazilian Lullaby. Es sind brasilianische Schlaflieder und Kinderlieder mit Texten auf portugiesisch und englisch. Sehr schne Lieder. Ich denke, bei amazon mte die CD noch zu bekommen sein.

Viele Gre,
      Gabriele

Kommentar

bras. Kinderlieder

Hallo Lola,

mu es unbedingt ein bras. Schlaf- und Wiegenlied sein?
        Die sind nmlich in der Mehrzahl vom Text her nicht sehr edukativ.

Das "boi da cara preta" ist auch ein solches Lied.

Gebe dir trotzdem eine website von einer bras. Plattenfirma, die auf
        Kinderlieder spezialisiert ist:

www.angelsrecords.com.br
        ( Vielleicht ist die Instrumental CD - caixinha de dormir - von Leao Leibovich etwas )

Hier eine bras. Meinung zu den Kinderliedern:

CRNICA SOBRE AS MUSICAS INFANTIS BRASILEIRAS

Uma brasileira morando nos Estados Unidos da Amrica aumentava seu oramento fazendo "bico" de bab. Ao cuidar de uma das meninas de quem "teoricamente" tomava conta, uma vez cantou "Boi da cara preta" para a criana, antes de dormir. Ela adorou e essa passou a ser a msica que ela sempre pedia para a brasileira cantar ao coloc-la para dormir. Antes de adotarem o "boi, boi, boi" como cano de ninar, a cano que cantavam juntas (em Ingls) dizia algo como:
        Boa noite, linda menina, durma bem.
        Sonhos doces venham para voc,
        Sonhos doces por toda noite".. (Muito comovente, no?)

Eis que um dia Mary Helen, a me da menina, perguntou brasileira o que as palavras, em portugus, da msica "Boi da cara preta" queriam dizer em Ingls:
        "Boi, boi, boi, boi da cara preta,
        pega essa menina que tem medo de careta..." (???)

Como ela iria explicar e dizer que, na verdade, a msica "boi da cara preta" era uma ameaa, era algo como "dorme logo, caramba, seno o boi vem te comer"? Como explicar que a bab estava tentando fazer com que sua filha dormisse com uma msica que incita um bovino de cor negra a pegar uma cndida menina? Claro que a bab mentiu para ela, mas, a partir desta histria, comecei a pensar em outras canes infantis, pois no me sentiria bem ameaando uma menina com um temvel boi toda noite...

Vamos l: "nana nenm que a cuca vai pegar..." ? Caramba!... Outra ameaa! Agora com um ser ainda mais maligno que um boi preto! Depois de uma frustrante busca por uma cano infantil do folclore brasileiro, que fosse positiva e de uma longa reflexo, eu descobri toda a origem dos problemas do Brasil.

O problema do Brasil que a sua populao, em geral, tem uma auto-estima muito baixa. Isso faz com que os brasileiros se sintam sempre inferiores e ameaados, passivos o suficiente para aceitar qualquer tipo de extorso e explorao, seja interna ou externa. Por que isso acontece? Trauma de infncia! Trauma causado pelas canes da infncia.

Vou explicar: ns somos ameaados, amedrontados e encaramos tragdias desde o bero! Por isso levamos tanta pancada da vida e ficamos quietos. Exemplificarei minha tese:
        Atirei o pau no gato-to-to
        Mas o gato-to-to no morreu-reu-reu
        Dona Chica-ca-ca admirou-se-se
        Do berr, do berr que o gato deu
        Miaaau!

Para comear, esse clssico do cancioneiro infantil uma demonstrao clara de falta de respeito aos animais (pobre gato) e crueldade. Por que atirar o pau no gato, uma criatura to indefesa? E para acentuar a gravidade, ainda relata o sadismo dessa mulher sob a alcunha de "D.Chica". Uma vergonha!

Eu sou pobre, pobre, pobre,
        De marr, marr, marr.
        Eu sou pobre, pobre, pobre,
        De marr de si.
        Eu sou rica, rica, rica,
        De marr, marr, marr.
        Eu sou rica, rica, rica,
        De marr de si.

Colocar a realidade to vergonhosa da desigualdade social em versos to doces!! impossvel no lembrar do seu amiguinho rico da infncia com um carrinho cabuloso, de controle remoto, e voc brincando com seu carrinho de plstico... Fala srio!

Vem c, Bitu! vem c, Bitu!
        Vem c, meu bem, vem c!
        No vou l! No vou l, No vou l!
        Tenho medo de apanhar.

Quem foi o adulto sdico que criou essa rima? No mnimo ele espancava o pobre Bit...

Marcha soldado,
        cabea de papel!
        Quem no marchar direito,
        Vai preso pro quartel.

De novo, ameaa! Ou obedece ou voc vai se ferrar... No a toa que o brasileiro admite tudo de cabea baixa..

A canoa virou,
        Quem deixou ela virar,
        Foi por causa da Verinha
        Que no soube remar.

Ao invs de incentivar o trabalho de equipe e o apoio mtuo, as crianas brasileiras so ensinadas a dedurar e a condenar um semelhante. Bate nela, me!

Samba-lel t doente,
        T com a cabea quebrada.
        Samba-lel precisava
        de umas boas palmadas.

A pessoa, conhecida como Samba-lel, encontra-se com a sade debilitada e necessita de cuidados mdicos urgentes. Mas, ao invs de compaixo e apoio, a msica diz que ela precisa de palmadas! Acho que o Samba-lel deve ser irmo do Bit... e sua cabea, no mnimo, foi quebrada na base da pancada.

O anel que tu me deste
        Era vidro e se quebrou.
        O amor que tu me tinhas
        Era pouco e se acabou...

Como crescer e acreditar no amor e no casamento depois de ouvir essa passagem anos a fio?

O cravo brigou com a rosa
        Debaixo de uma sacada;
        O cravo saiu ferido
        E a rosa despedaada.
        O cravo ficou doente,
        A rosa foi visitar;
        O cravo teve um desmaio,
        A rosa ps-se a chorar.

Desgraa, desgraa, desgraa! E ainda incita a violncia conjugal. Na primeira estrofe uma discusso clara em que um cnjuge se mostra um perfeito interesseiro, criticando um anel dado com tanto carinho, mas que ao cair, descobrira que no passava de bijuteria. No segundo, uma alegoria transforma a discusso num quebra-quebra violento em que flores, smbolos da paz e do amor, despedaam-se nos tapas...

Kommentar

Online-Benutzer

Einklappen

245 Benutzer sind jetzt online. Registrierte Benutzer: 5, Gste: 240.

Mit 2.135 Benutzern waren am 16.01.2016 um 01:30 die meisten Benutzer gleichzeitig online.

Brasilien Forum Statistiken

Einklappen

Hallo Gast,
        Du hast Fragen?
        Wir haben die Antworten!
        Anmelden und mitmachen.
        P.S.: Fr angemeldete Mitglieder ist das Forum Werbefrei!

Beitrge: 176.235  
        Mitglieder: 11.860  
        Aktive Mitglieder: 63
        Willkommen an unser neuestes Mitglied, kellie wilson.

Unconfigured Ad Widget

Einklappen
        Ldt...
        X