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Mit dem Auto von Cuiabá nach Santarém auch in der Regenzeit?

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    Exército vai manter
    BR-163 trafegável

    José Ibanês - De Santarém

    Durante reunião realizada na manhã de ontem, no auditório do quartel do 8º Batalhão de Engenharia de construção (BEC), em Santarém, foi fechado um acordo verbal entre o Exército, responsável pela manutenção da rodovia, e representantes do município de Rurópolis, para manter a trafegabilidade da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), no trecho entre Santarém e Rurópolis, município localizado no entroncamento com a BR-230 (Transamazônica). O acordo visa consertar trechos da estrada que apresentam atoleiros, dificultando o acesso entre os dois municípios, e manter a passagem durante o inverno que se aproxima.

    “São mais de 80 mil pessoas que poderão ficar totalmente isoladas caso o trânsito de veículos seja interrompido”, disse o presidente da Associação Comercial de Rurópolis, Aparecido Florentino da Silva. Apesar do período de verão, as poucas chuvas dos últimos dias provocaram atoleiros em pelo menos três locais da estrada, começando no quilômetro 185, onde foi aberto um desvio que oferece precárias condições de tráfego, no igarapé Lux e no quilômetro 205, onde a passagem é perigosa e apresenta risco de interrupção iminente.

    Por falta de manutenção, esses trechos estão precários e tornam-se verdadeiras armadilhas quando chove. Além disso, a ponte sobre o igarapé Onça está inclinada e corre risco de desabar caso não seja providenciado reparo. Sem verbas, o 8º BEC alega que não pode recuperar esses trechos, apesar de dispor dos equipamentos e da mão-de-obra necessária.

    Pelo acordo, a Prefeitura de Rurópolis e os empresários da cidade irão fornecer o combustível necessário para que as máquinas do BEC façam a recuperação dos trechos mais críticos. Além disso, os madeireiros, empresários de ônibus e comerciantes vão fornecer parte da alimentação para os trabalhadores, assim como a madeira necessária para a recuperação emergencial das pontes que ameaçam ruir. Nessa parceria também foi envolvida a Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém, onde o diretor Clébio Guedes ficou responsável pelos contatos entre o comando do BEC e os parceiros de Rurópolis. Segundo ele, o trabalho de recuperação dos trechos mais críticos deve começar de imediato para evitar que novas chuvas interrompam o tráfego.

    Mas, o comandante do 8º BEC, coronel Fernando Mansur, explicou que aquela instituição necessita de pelo menos duas semanas para começar os trabalhos. Primeiramente será feito um levantamento das necessidades para saber o equipamento, material e pessoal necessários para realizar os serviços.

    Paralelo à parceria feita com os representantes de Rurópolis, o 8º BEC vem trabalhando num plano de conservação da estrada durante o período do inverno, no valor de R$ 200 mil. Reconhecendo que esse dinheiro é muito pouco diante da necessidade da estrada, o coronel Mansur disse que essa parceria é muito bem vinda para garantir o tráfego na estrada. Segundo ele, apesar da falta de verbas, neste ano o Exército conseguiu manter o trecho de 271 quilômetros trafegável.

    O prefeito José Paulo Genuíno comemorou o acordo como uma forma de manter a comunicação de Rurópolis com Santarém e vice-versa, embora reconheça que o ideal seria uma recuperação completa da estrada para atender às milhares de pessoas que dependem dela. O prefeito disse que grande parte da economia daquele município depende de Santarém. O presidente da Associação Comercial, Aparecido Silva, reiterou que os secos-e-molhados consumidos pelos moradores de Rurópolis são todos levados de Santarém e o problema se agravou durante três dias na semana passada, quando o tráfego foi interrompido em um dos trechos críticos, onde até um parto foi feito no interior de um ônibus parado no atoleiro. O empresário Carlos Dadalt, que atua no ramo da exploração madeireira, na agricultura e na pecuária de Rurópolis há 20 anos destacou que a situação é muito crítica e já está chegando ao limite. A empresa dele já teve que reduzir em mais de 30% o seu movimento, tendo que demitir empregados. Agora, segundo ele, a situação é tão crítica que novas demissões deverão ocorrer.

    8º BEC se prepara para asfaltar 10 quilômetros
    de estradas no próximo ano

    O asfaltamento de dez quilômetros da rodovia Santarém-Cuiabá e a construção de duas pontes de concreto no trecho entre Santarém e Rurópolis é a única programação com a qual trabalha o comando do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) para o próximo ano. Para isso, a instituição já transferiu da sua base de Tefé, no Amazonas, para o quilômetro 82 da BR-163, a sua usina de asfalto, e vem realizando uma série de levantamentos em torno da obra, que ainda não tem valor definido. Este ano, o asfaltamento da rodovia não avançou, permanecendo no quilômetro 98, onde foi deixado em 2002, após a aplicação de R$ 11 milhões no asfaltamento de dez quilômetros.

    O comandante da corporação, coronel Fernando Mansur, disse ontem que desconhece outras previsões que estejam sendo trabalhadas pelo Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Com relação à participação do 8º BEC no consórcio privado que está sendo formado com o objetivo de trazer o asfaltamento do Mato Grosso até Santarém, o coronel Mansur informou que aquela corporação não está incluída na obra de Guarantã do Norte até Rurópolis. O trecho de sua responsabilidade continua sendo entre Rurópolis e Santarém, mas não existe previsão quanto a recursos para concluir o asfaltamento dessa parte da estrada.

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